tratamentos

Dermatologia Clínica

Acne

Acne é um problema de pele bastante frequente, principalmente em adolescentes e adultos jovens. A partir da puberdade, os hormônios sexuais começam a ser produzidos e ativam o funcionamento das glândulas sebáceas, em maior ou menor grau, dependendo do genética da pessoa. A obstrução dos folículos pilosos por sebo e queratina leva ao surgimento de cravos e espinhas. A colonização por bactérias agrava o quadro, e, em graus mais avançados, surgem nódulos e cistos.

Pode ocorrer piora da acne com estresse emocional, período menstrual, medicamentos (como corticoesteróides sistêmicos, anabolizantes), cosméticos oleosos, distúrbios hormonais (como síndrome dos ovários policísticos, hipertireoidismo), suplementos e complexos vitamínicos, entre outros. A acne deve ser tratada o quanto antes, não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e prevenir o surgimento de cicatrizes. O tratamento varia de acordo com a gravidade das lesões e características individuais, que serão avaliados pelo médico dermatologista.

O tratamento inicia-se com o uso de protetor solar não oleoso e limpeza adequada da pele. Deve-se tomar cuidado com cosméticos que obstruem os poros e com a exposição solar, pois podem piorar a acne. Produtos tópicos como retinóides (tretinoína, adapaleno), peróxido de benzoíla, ácido glicólico, ácido azeláico, entre outros, são indicados. Geralmente, a acne leve melhora apenas com tratamentos locais. Quando ocorrem muitas lesões inflamatórias, há indicação de antibiótico via oral (como tetraciclina, doxiciclina, limeciclina, azitromicina) associado ao tratamento local.

Os anticoncepcionais orais, para as mulheres que não tenham contra-indicações ao seu uso, são importante aliado.  Caso não ocorra boa resposta aos tratamentos, com uma tendência para cicatrizes e prejuízo da qualidade de vida, pode ser indicada a isotretinoína oral, conhecida popularmente como Roacutan®. Lembrando que nenhum medicamento deve ser usado por conta própria, mas sempre com orientação médica. Procedimentos complementares como limpeza de pele, peelings, laser, microagulhamento podem ser indicados pelo médico dermatologista; no entanto, devem ser realizados por pessoas treinadas, nunca por leigos.

Responsável técnico: Dra. Maria Natalia Hirata Beline- CRM-SP: 139368 RQE: 45434