O melasma é uma condição caraterizada por manchas escuras na pele. Os locais mais comumente afetados são as maçãs do rosto, testa e buço. Eventualmente, colo e braços também são afetados. Geralmente inicia-se na idade adulta e as mulheres são mais acometidas que os homens.
O problema é multifatorial, sendo resultado da interação entre genética, hormônios (gravidez, uso de anticoncepcionais hormonais) e exposição ao sol. Em pessoas geneticamente predispostas, pequenas quantidades de exposição solar são suficientes para desencadear ou piorar o melasma. A luz visível (proveniente de iluminação artificial) também é uma das causas. Alguns produtos ou procedimentos cosméticos podem irritar a pele e agravar ainda mais o melasma. É comum as pacientes relatarem piora após a depilação do buço, por exemplo.
O tratamento do melasma prevê uma série de medidas para clarear as manchas e estabilizar o quadro. É necessário compreender que o melasma é uma condição crônica, ou seja, os cuidados devem ser contínuos. O uso correto do protetor solar é indispensável durante todo o tratamento e também na sua manutenção.