O colágeno é uma proteína de extrema importância para a pele, responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade. Embora presente no organismo humano, a produção desta proteína é gradualmente diminuída com o passar do tempo, sendo uma das causas para o surgimento flacidez, rugas, sulcos e perda do contorno facial. Na maioria das pessoas, a diminuição do colágeno começa a partir dos 30 anos.
Para combater tais efeitos de maneira eficiente e segura, os bioestimuladores de colágeno foram desenvolvidos. Sintetizadas em laboratório, essas substâncias são injetadas na pele e no tecido subcutâneo, impulsionando a ação dos fibroblastos, células produtoras de colágeno. Além de aumentar a firmeza da pele, os bioestimuladores auxiliam na recuperação de volume facial e melhoram a flacidez local. Atualmente, os principais bioestimuladores de colágeno injetáveis são o ácido poli-l-lático (Sculptra®), a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®, Rennova Diamond®, HarmonyCa®) e a policaprolactona (Ellanse®).
Após a aplicação do creme anestésico e da limpeza, o produto é injetado abaixo da superfície da pele. Dependendo do produto escolhido e da pele do paciente, podem ser necessárias de uma a três sessões. Os bioestimuladores de colágeno agem gradualmente ao longo do tempo, estimulando a produção natural do colágeno na pele, devolvendo a firmeza, o viço e a uniformidade à pele, deixando-a com aspecto saudável e natural. A duração do efeito varia, em média, de 12 a 24 meses, dependendo do produto utilizado, particulares da pele do paciente, área tratada, volume injetado, hábitos e cuidados com a pele.
Responsável técnico: Dra. Maria Natalia Hirata Beline- CRM-SP: 139368 RQE: 45434